Pelo segundo ano consecutivo, a Inova GS realizou o Desafio EmpresáriUs em parceria com o Centro Paula Souza. Um desafio onde os alunos tiveram a possibilidade de colocar em prática muitos conhecimentos que estão sendo adquiridos ao longo de sua formação.

Participaram do desafio: 28 ETECS 73 mentores, entre professores, coordenadores e diretores 126 alunos dos cursos técnicos de Administração, Contabilidade e Finanças.

Os alunos competiram por 19 dias de forma intensa, se reunindo na escola, na casa de amigos, professores e também online através de grupos. Tudo isso para pensar em decisões, analisar os resultados gerados, pensar em estratégias de como vender mais, atrair mais clientes, produzir com eficácia, melhorar o processo produtivo, e muito mais.

Muitos professores trabalharam conteúdos estudados em sala de aula durante o Desafio, possibilitando ainda uma maior interação entre alunos e professores.

Veja a seguir alguns registros desses momentos:

Comprovaram que na maioria das vezes o que a sociedade os impõe não deve ser levado como verdade, mas que eles podem sim construir o próprio futuro e serem grandes, grandes pessoas, grandes profissionais e grandes gestores.

Alguns alunos se sentiram verdadeiros empresários, veja alguns depoimentos:

Me senti como dona de uma empresa e com uma responsabilidade extraordinária. Sentia como se tivesse inicialmente seis, depois oito pessoas com família e despesas na minha responsabilidade.

Yngrid Vitoria da Silva Rocha
Yngrid Vitoria da Silva RochaAluna do Curso técnico em Contabilidade

Tive uma enorme satisfação em participar, pude absorver muitos conhecimentos, pois quando errava ficava pensando o dia todo em como modificar a situação.

Caio Vinicius Câmara Mota
Caio Vinicius Câmara MotaEstudante de Contabilidade

Foi um momento de muita emoção, empolgação, nervosismo, competição, união, brigas, brigas estas saudáveis, foi um momento especial, pois envolveu o nosso potencial misturado com insegurança e confiança em equipe. Foi um evento que ficará registrado em nossas vidas para sempre.

Ana Paula Prado Rodrigues
Ana Paula Prado RodriguesAluna do curso de Administração

Desde o início do desafio eu deixei claro que havia ocorrido uma pré-seleção entre todos os alunos da turma e pedi para que àqueles que topassem o desafio passariam por mais uma etapa de seleção. Isso fez com que o jogo ficasse ainda mais emocionante, pois eles sabiam que foram selecionados dentre vários colegas das turmas. Após, a cada reunião, chamávamos de empresários e deixávamos claro que a decisão estava na mão deles. Com o conhecimento previamente adquirido em sala, mais as orientações dadas pelos mentores eles se saíram além das nossas expectativas, encarando todas as etapas do desafio com muita responsabilidade, comprometimento e seriedade.

Leandro Rogério Dias
Leandro Rogério DiasProfessor / Mentor

A experiência foi desafiadora, poder tomar decisões sem saber qual seria a próxima etapa, foi a parte mais emocionante.

Tânia das Graças de Araújo
Tânia das Graças de AraújoProfessora / Mentora

A cada nova etapa as equipes acompanhavam sua evolução, teve equipe que saiu da 40ª colocação e chegou a subir até a 24ª colocação, se tivessem mais rodadas, possivelmente alcançariam o pódio.

O Aluno Cleber da Silva Freitas, um dos integrantes desta equipe disse que “A experiência foi fantástica, pois nos sentimos como se estivéssemos realmente dirigindo uma empresa, principalmente na parte da tomada de decisões, que mesmo sendo apenas um jogo, tivemos cautela com cada decisão, como se fosse na vida real.”

Veja a seguir uma imagem representando a evolução das equipes:

Ao final do Desafio, as 3 equipes finalistas foram convidadas a receber a premiação na cerimônia da 11ª FETEPS, no dia 10 de Novembro.

Veja a seguir alguns momentos da premiação:

O Desafio contou ainda com dois apoiadores, o Cursos 24 Horas que é um grande parceiro nosso e tem a missão de possibilitar o acesso à educação de qualidade para o maior número de pessoas possível e com Raiam Santos, um jovem escritor que estudou hábitos diários das pessoas mais bem sucedidas da história da humanidade e conseguiu adaptar certas rotinas ao seu dia a dia, dominando os fantasmas da procrastinação, multiplicando sua produtividade no trabalho e combatendo à dependência de aparelhos eletrônicos e redes sociais e forneceu seu eBook aos campeões do Desafio EmpresáriUs 2017.

Agradecemos ao Centro Paula Souza pelo apoio e colaboração, Professores Jun, Marcos e Ariane e também à todas as pessoas, alunos e professores que estiveram envolvidos.

Aguardem novidades!

Quer saber mais e levar essa experiência para sua instituição de ensino? Venha falar conosco agora mesmo!