Jogos de Empresas

Jogos de Empresas: o que são e para que servem

Jogos de Empresas são baseados em metodologias vivenciais e podem ser aplicados em universidades e organizações, confira todos os detalhes nesse conteúdo.

Os Jogos de Empresas surgiram em 1956 no Estados Unidos e foram baseados em simuladores militares datados aproximadamente em 3.000 A.C. na China. Porém só começou a se difundir no Brasil a partir dos anos 2000 com a evolução da internet.

Atualmente os Jogos de Empresas podem ser aplicados pela internet em qualquer lugar do mundo, tanto com  apoio de professores/coordenadores, como na forma EAD.

Benefícios de utilizar Jogos de Empresas

Segundo Bowen, autor do livro A Theory of Experimental Learning, um jogo que utiliza a teoria de aprendizado vivencial conta com um grande impacto no processo de aprendizagem, uma vez que permite:

  1. Desenrolar dentro de um ambiente de grande estímulo emocional;
  2. Resposta imediata das consequências das ações propostas;
  3. Ambiente de total segurança, uma vez que as consequências das decisões atingem um modelo (ou empresa hipotética);
  4. Visão holística da empresa, mostrando a interatividade entre os seus diversos componentes;
  5. Explorar uma das características da personalidade humana de participar e vencer uma competição através da adoção de atitudes destinadas a atingir resultados melhores do que os obtidos pelas demais empresas competidoras.

Como usar Jogos de Empresas

Os Jogos de Empresas podem ser utilizados em instituições de ensino dentro de disciplinas relacionadas a gestão e negócios, em cursos extracurriculares, workshops, desafios e maratonas de administração. Nas empresas possui uma aplicação prática aos treinamentos corporativos de gestores e líderes e também em dinâmicas dentro de processos seletivos.

Sobre a ferramenta da Inova GS

EmpresáriUs Lab, ferramenta desenvolvida pela empresa Inova GS, foi aplicada em treinamentos corporativos de empresas como Luxottica, Editora Moderna, Verallia e em processos seletivos no Grupo Adecco, maior consultoria de Recursos Humanos do mundo.

E por sua utilização internacional, está presente em 3 idiomas: português, inglês e espanhol.

Para conhecer mais, é só: [Acessar Aqui]

Etapas de Jogos de Empresas

Envolve 3 principais etapas:

  1. Preparação: As regras do jogo são estudadas, o cenário que será trabalhado é fornecido e o planejamento estratégico é desenvolvido.
  2. Participação: Ocorre um ciclo onde os participantes tomam decisões, o coordenador avança para o próximo período, os relatórios de resultados são liberados e as equipes analisam e comparam com o planejado.
  3. Encerramento: São avaliados os resultados finais, evolução e os participantes podem apresentar suas lições aprendidas.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando a Inova GS para mais informações e dicas sobre Jogos de Empresas.