Gostou? Compartilhe ;)

Jogos de Empresa estão sendo cada vez mais utilizados por Instituições de Ensino, pois são ferramentas que proporcionam uma experiência prática de Gestão para os alunos.

5 motivos para utilizar um jogo de empresas na graduação

Essas ferramentas são amplamente utilizadas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção, no entanto, também se encaixa perfeitamente em todos os outros cursos, tanto na área de exatas quanto de humanas.

Vamos aos 5 motivos:

1. Permite que os alunos enxerguem as consequências de suas decisões, sem correr riscos reais.

Qualquer decisão dentro de uma empresa, como por exemplo, aumentar o investimento na promoção dos produtos, esperando que as vendas também aumentem ou, aumentar o ritmo de produção na esperança que a demanda no final do ano cresça, todas levam tempo para ocorrer e em um Jogo de Empresas esse tempo pode ser reduzido a horas ou dias.

2. Facilidade na assimilação dos erros, evitando que ocorram novamente em uma situação real.

O dia a dia em uma empresa real geralmente não permite erros e um recém formado que está iniciando no mercado de trabalho está sujeito a vários, até mesmo pela sua pouca experiência profissional. Jogos de empresa permitem que os alunos errem, sem que haja consequências graves, se fosse por exemplo em uma situação real.

3. Possibilita entendimento sobre a integração que existe entre as diversas áreas funcionais de uma organização.

Entender como as diversas áreas e departamentos de uma empresa trabalham de forma integrada, tomando decisões separadamente, mas que no final resultarão em objetivos bem definidos e essencial para os alunos. Muitos irão assumir uma área dentro de uma empresa e outros iniciarão suas próprias empresas, de qualquer forma, esse entendimento é muito importante.

4. Gera experiência no processo de tomada de decisão, avaliação de resultados e análise de desempenho.

Estar preparado para tomar decisões que impactem no futuro da empresa é extremamente importante, assim como saber avaliar os resultados das decisões e realizar uma análise de desempenho, que vai dizer se você para, continua ou pivota alguma ação.

5. O aprendizado se torna dinâmico e motivante, pois todos os participantes se tornam agentes ativos desse processo.

Alunos se tornam gestores e seus professores se tornam consultores empresariais! Somente este fato já faz com que todos os participantes fiquem muito mais motivados e engajados nas aulas. É natural que os alunos se sintam donos de suas próprias empresas e que queiram vê-las crescer mais que a de seus concorrentes, que aliás, são reais!

Estes são apenas 5 dos diversos motivos de se utilizar um Jogo de Empresas, aproveite agora para conhecer o EmpresáriUs Lab e todos seus benefícios.

Conheça a metodologia e outros motivos para utilizar Jogos de Empresa em cursos de graduação.

Gostou? Compartilhe ;)